PESQUISA INDICA APROVAÇÃO HISTÓRICA DO PREFEITO DE DOM BASÍLIO


PESQUISA INDICA APROVAÇÃO HISTÓRICA DO PREFEITO DE DOM BASÍLIO

Por: Ariane Tainara

Famoso por ser um dos estreantes que mais realizou, o prefeito Roberval de Cássia Meira, além de ter correspondido com as expectativas dos moradores de Dom Basílio, vem quebrando recordes de aprovação e alcança o maior patamar antes de completar três anos de gestão. Segundo a mais recente pesquisa do Jornal O Eco, Instituto de Pesquisas de grande credibilidade e maior índice de acertos na região, o gestor tem aprovação de 74% dos eleitores, que avaliam sua administração como ótima ou boa, os que consideram regular são 15%. O prefeito obteve o menor índice reprovação dos últimos tempos, apenas 6% disseram ser a gestão ruim ou péssima, outros 5% não quiseram ou não souberam opinar.

Realizada entre os dias 09 e 10 de setembro de 2019, por iniciativa própria do jornal para informar a população regional, a pesquisa seguiu todos os critérios do Conselho Regional de Estatística CONRE, utilizando o sistema de amostragem e ouviu 323 eleitores da sede e comunidades rurais. O levantamento mostra ainda que 77% dos entrevistados afirma que Dom Basílio melhorou com a atual gestão, para 12% o município continua na mesma, uma parcela de 8% declara que piorou e 3% não soube ou não quis opinar. 


Permanecendo fiel ao seu padrão de qualidade e transparência, o trabalho de pesquisa buscou apurar junto à população entrevistada, se o prefeito está cumprindo ou não com as suas promessas de campanha, para 71% o gestor está cumprindo totalmente com os seus projetos, enquanto 19% acredita que o gestor cumpre em partes o que prometeu, para uma parcela de 6% Roberval não está cumprindo com as suas promessas e outros 4% não souberam ou não quiseram opinar.

Buscando avaliar potencialidades políticas para o pleito municipal do ano que vem (2020), O Instituto O Eco de Pesquisas, aferiu a intenção de voto nos pré-candidatos a prefeito em Dom Basílio. Na questão espontânea, quando não são apresentados nomes, o atual prefeito Roberval aparece com 67% das intenções de voto, enquanto Dr. Alfredo pontua com 16%, o vice prefeito Fernando aparece com 3%, outros pré-candidatos somados juntos atingem 1%, os que declaram não ter intenção de votar em ninguém foram 7%, não souberam ou não quiseram opinar foram 6%.

Ainda sobre a intenção de voto nos pré-candidatos a prefeito para as eleições municipais de 2020 em Dom Basílio, o Instituto apresentou um provável cenário com os nomes dos pré-candidatos, o ex-prefeito Dr. Alfredo X atual prefeito Roberval. Nessa questão estimulada, o atual prefeito Roberval alcança 73%, contra 19% de Dr. Alfredo, os que afirmam não ter intenção de votar em nenhum dos dois nomes são 4% e os que não souberam ou não quiseram opinar somam 4%.

O Eco mediu ainda os índices de rejeição atribuídos aos pré-candidatos.O leitor irá acompanhar nos gráficos e em vídeo, a apresentação detalhada da pesquisa realizada. Mesmo não estando obrigado a proceder registro do levantamento junto ao TRE, por estarmos em um ano não eleitoral, o Instituto cumpriu a rigor, todas as normas estatísticas legais, ressaltando que a empresa é habilitada junto ao CONRE, credenciamento n. 8377.  CNPJ: 11.134.397/0001-20.

Fonte: O Eco