Governo assina contrato para implantar e ampliar sistemas de esgotamento sanitário no interior


Governo assina contrato para implantar e ampliar sistemas de esgotamento sanitário no interior

Por: Ariane Tainara

O Governo do Estado firmou um contrato de financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), nesta quinta-feira (3), que garante a ampliação e implantação de sistemas de esgotamento sanitário em Amargosa, Ribeira do Pombal e Senhor do Bonfim. O investimento total é de aproximadamente R$ 437 milhões — dos quais R$ 349,4 milhões serão financiados pelo BNB.

O ato de assinatura aconteceu no Parque da Bolandeira, sede da Embasa, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, e do diretor financeiro e de crédito do BNB, Wanger Rocha, além de prefeitos e autoridades dos municípios beneficiados.

“Três municípios importantes que não contam praticamente com nenhum esgotamento sanitário. E com isso estamos tratando de um investimento estruturante, que vai transformar a realidade de milhares de famílias, gerar emprego, bem-estar das pessoas e levar água de qualidade para a população”, disse o chefe do Executivo baiano.

Com início previsto ainda em 2025, as obras fazem parte de uma iniciativa voltada para a melhoria das condições sanitárias e de saúde pública nas regiões contempladas, contribuindo também para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população. A iniciativa será executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com o objetivo de ampliar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, beneficiando mais de 130 mil pessoas.

As obras estão alinhadas com as metas do novo marco legal do saneamento básico, que prevê a universalização dos serviços até 2033. Elas serão executadas após o cumprimento das condicionantes legais e ambientais, com cronograma de licitação e ordem de serviço previsto para ser concluído ainda em 2025.