DOM BASÍLIO: CIDADE ESTÁ PROPÍCIA A CRIADOUROS DO AEDES AEGYPTI


DOM BASÍLIO: CIDADE ESTÁ PROPÍCIA A CRIADOUROS DO AEDES AEGYPTI

Por: RÁDIO 105 FM

Apesar do alerta dos órgãos públicos e da RÁDIO 105 FM quanto ao perigos das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, como Dengue (quatro tipos), Ziza e chikungunya, o que se vê na cidade não é nada que faça jus aos trabalhos realizados. Fazendo uma varredura em várias ruas na manhã desta segunda-feira (03), nossa redação constatou que há diversos terrenos públicos e privados tomados pelo mato. Ruas estão tomadas de podas de árvores, entulho de construções. Até pneus contendo água, foram flagrados na rua que fica aos fundos do banco do Brasil. Com o tempo da chegada das festas de fim de ano, ao ver nossa reportagem realizando os registros, alguns moradores nos questionaram “se o natal e o ano novo serão celebrados dessa formaw?”.

Um outro morador residente na rua Padre Sinval, se comprometeu em ajudar, caso o carro passe recolhendo.

“Só falta o carro, porque se vier, até a gente ajuda a pegar os entulhos e jogar em cima”, disse.

Alguns meses atrás, a Secretaria de Meio Ambientes disse para o Jornal da 105, que estaria multando os moradores que depositassem lixo em grande quantidade em ruas da cidade, porém não se sabe se isso realmente está sendo feito. Além disso, a própria Secretaria, informou que é de total responsabilidade dos proprietários de imóveis em mantê-los limpos, e que a Prefeitura realiza uma vez por mês o recolhimento desse “restos de entulhos e podas de árvores” espalhados pela cidade. 

Sobre um imóvel que fica na Rua Benedito Araújo, que está totalmente cheio de sujeiras, moradores vizinhos ao local nos informaram que a proprietária mora em outro município, mas que já pediu e autorizou que a Vigilância Municipal realizasse a limpeza há um bom tempo, porém nada foi feito.

“Hoje quando cheguei em casa fiquei sabendo que vocês (do jornal da 105), tinham fotografado o lixo do terreno ao lado da minha residência. Esse terreno é de um morador que não reside aqui, tem alguns anos que ele não mora aqui e nem vem cuidar do terreno, esse ano quando a vigilância começou a limpar os terrenos comuniquei à dona do terreno e a mesma veio solicitar a limpeza do terreno, assinou a documentação na vigilância que necessitava para fazer a limpeza, mas não sei o motivo pelo qual não foi feito, como a gente mora ao lado meu esposo tirou um dia de serviço e limpou o terreno, depois solicitou ao prefeito que mandasse pegar o entulho, onde o mesmo mandou que meu esposo procurasse um encarregado da prefeitura, .Procuramos o encarregado onde Ele nos informou que a prefeitura estava dispensando os trabalhadores, a caçamba e até mesmo ele, e devido a isso não o cabia mandar pegar. Mas até hoje ele não foi dispensado de sua função e não mandou pegar o entulho”, disse a ouvinte Silvia Chaves.

Confira abaixo, os registros feitos pela nossa Redação de Jornalismo