DOM BASÍLIO: MORADOR DO BAIRRO SANTA LUZIA RECLAMA DE DOSES DE VACINAS CONTRA H1N1 PARA CRIANÇAS


DOM BASÍLIO: MORADOR DO BAIRRO SANTA LUZIA RECLAMA DE DOSES DE VACINAS CONTRA H1N1 PARA CRIANÇAS

Por: 105 FM

Um morador do Bairro Santa Luzia, Identificado como Agenário, fez hoje meio dia, durante o Jornal da 105, uma denúncia de que não sabe o que está acontecendo com a área de saúde, pois há um profissional capacitado para o que faz, o Secretário Valmor, mas não sabe o que está acontecendo com as vacinas das crianças, que não conseguem receber a dose contra a H1N1 simplesmente por não haver profissional para aplicar.

“Hoje pela manhã, saímos 5 horas da manhã, nesse frio, deixei minha esposa e minha filha Maria Vitória, em Dom Basílio e fui trabalhar em Livramento. Isso já aconteceu duas vezes. Quando cheguei em casa fui informado de que havia 20 doses da vacina mas minha filha não havia sido vacinada, por falta de profissional. Imagina aí, levantar 4 horas, levar a criança nesse frio de madrugada, e não ter um profissional para vacinar. Acho que o Secretário de Saúde, um cara profissional e capaz da forma que ele é, não deve estar sabendo disso. Se a agente de saúde avisa pra ir, chegar e perder a viagem, é lamentável. Quando as coisas estão funcionando tem que elogiar mesmo, mas quando não está, temos que reclamar porque sabemos de nossos direitos e não dar pra nos calar com os erros, porque sabemos que tem as doses da H1N1. Por que não estão vacinando as crianças? Ouvi dizer que será segunda-feira, mas será que será mesmo, na segunda-feira? Vejo passar no Jornal que em Salvador tá sobrando vacina, aqui o contrário, as crianças vão mas não conseguem ser vacinadas. Gostaria de ter uma resposta da Secretaria de Saúde sobre o que está ocorrendo” Disse Agenário em sua reclamação através de uma rede social.

Em resposta, O secretário Valmor Félix Emitiu a seguinte nota:

Primeiramente gostaria de agradecer as manifestações dos nossos munícipes, porque através das reclamações que identificamos e corrigimos as falhas do nosso Sistema de Saúde. É do conhecimento de todos que o nosso país está passando por uma crise política econômica que vem repercutindo em todos os municípios, e em todos os setores. Infelizmente a saúde não ficou de fora, está sendo a área mais afetada no país. Estamos enfrentando uma falta de vacinas em TODOS OS MUNICÍPIOS DO PAÍS, inclusive Livramento, Brumado e Salvador. A responsabilidade pela aquisição das vacinas é do Governo Federal, não é de competência do município realizar a aquisição de vacinas. A responsabilidade do município é de armazenar e aplicar as vacinas, e isso está sendo feito. Apesar de todas as unidades terem técnicos e enfermeiros capacitados para aplicação das vacinas, não estamos conseguindo garantir vacinas para toda população. Estamos cobrando diariamente a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde a regularização do abastecimento das vacinas. Estamos vivenciando o pior momento desde a criação do Programa Nacional de Imunização, o qual já foi referência no mundo, e hoje encontra-se fragilizado pela crise financeira que assola o país. Na oportunidade, gostaria de agradecer ao Prefeito Roberval Meira, que na contramão da crise, está trabalhando com seriedade e vem investindo pesado para melhorar o Sistema de Saúde de Dom Basílio, tornando uma referência regional. Inclusive, a pedido do prefeito, estive hoje pela manhã (às 9:30h) na sala de vacinação e pude acompanhar o trabalho da vacinadora, a qual deu continuidade no trabalho até finalizar as doses. Se ficou algum cidadão sem vacinar, foi por falta de vacinas, e não por falta de profissionais. No município de Dom Basílio não falta vacinadores, o que vem acontecendo é falta de vacinas em todo país. Peço desculpas pelo transtorno causado pela falta de vacinas e peço paciência, até a regularização do fornecimento de vacinas pelo Governo Federal. Informo ainda que a campanha de vacinação da gripe vai até o dia 1º de junho, e até lá ainda vamos receber outros lotes de vacinas.

Foto: Ascom/Prefeitura