JOVENS DO BOLSA FAMÍLIA PODEM SE TRANSFORMAR EM EMPREENDEDORES, DIZ MINISTRO


 JOVENS DO BOLSA FAMÍLIA PODEM SE TRANSFORMAR EM EMPREENDEDORES, DIZ MINISTRO

Por: Ariane Tainara

Após visita a PUC gaúcha, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, disse que trabalho desenvolvido na área tecnológica da instituição pode apoiar o aprimoramento de políticas públicas na inclusão do público jovem do Bolsa Família.

Os ministros da Cidadania, Osmar Terra, e o da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, visitaram nesta quinta-feira a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Parque Científico e Tecnológico da entidade, o Tecnopuc, que reúne empresas como a HP, Microsoft e Dell no campus da universidade.

 

Para o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a PUC gaúcha demonstra como as evidências científicas produzidas pela Academia podem apoiar na formulação e no aprimoramento de políticas públicas. Um exemplo disso é o Instituto do Cérebro, que produz pesquisas sobre desenvolvimento infantil que servem de base para o Programa Criança Feliz. Osmar Terra também assinalou a aproximação das duas pastas para incluir produtivamente o público jovem do Bolsa Família.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ficou entusiasmado com o que viu na PUC do Rio Grande do Sul. Segundo ele, a meta do governo é fomentar a tecnologia no país para que o Brasil reduza a desigualdade e que esteja entre os vinte países mais inovadores do mundo. Segundo ele, isso só será possível por meio da educação, fazendo com que os jovens possam se capacitar por meio de cursos técnicos e da inserção nas universidades.

 

Segundo o diretor do Parque Científico e Tecnológico, Rafael Prikladnicki, a visita dos dois ministros só reforça o papel da a academia, que é devolver resultados para a sociedade.

 

Para inserir o público entre 18 e 29 anos do Bolsa Família no mercado de trabalho, o Ministério da Cidadania tem se reunido com frequência com representantes do Sistema S para discutir capacitações que se enquadrem na vocação de cada região, além de estudar parcerias com empresas do setor de tecnologia da informação.

 

Reportagem: Henrique Jasper