Dom Basílio: Prefeito participa de cerimônia de concessão do primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)


Dom Basílio: Prefeito participa de  cerimônia de concessão do primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Por: Ariane Tainara

Prefeito Roberval Meira, Presidente do Consórcio da Bacia do Paramirim (CDSBP) participou na manhã da última sexta-feira (13), da cerimônia de concessão do primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ocorrida no auditório da escola Fernando Ledo Santos Pereira, em Livramento.

Durante a oficialização da certificação, os empreendedores expuseram os seus iogurtes e queijos, e mais tarde foram com o público presente à sede de seu laticínio. O empreendimento em questão é uma indústria de beneficiamento de leite denominado Laticínio Malu e localizado na comunidade de Várzea de Dentro, que está agora apto a comercializar legalmente, perante a legislação sanitária vigente, os seus produtos no território abrangido ao CDSBP.

O que é o SIM?
 
O SIM é um serviço prestado pelo CDSBP, com apoio do governo do estado, na inspeção e fiscalização técnica da qualidade, da higiene e da segurança alimentar dos produtos de origem animal beneficiados por indústrias instaladas em um dos seus 13 municípios consorciados. Após obterem a aprovação desta inspeção, estas indústrias recebem uma certificação que tanto valida a qualidade dos seus itens durante as fases de coleta e industrialização, quanto autorizam que elas possam comercializá-los legalmente em todo o território da Bacia do Paramirim.
 
Já foram concedidos pelo SIM certificados para entreposto de mel em Rio do Pires, Macaúbas e Paramirim, de laticínios em Livramento e Paramirim, além de ter em andamento a liberação para mais três entrepostos de mel e mais três empreendimentos, incluindo um na nossa querida cidade de Dom Basílio.